VIENA
A capital mundial da música, que serviu de influência para Mozart e Beethoven, dentre outros, tem uma enorme variedade cultural, além dos concertos e orquestras. Viena, além de ser uma das cidades mais baratas da Europa, possui museus para todos os gostos, enormes palácios, e cafés e restaurantes charmosos. Tudo isso, somado a uma rede de transportes que alcança todos os cantos da cidade e sua ótima qualidade de vida, a torna um destino imperdível.
PONTOS TURÍSTICOS
Palácio de Schönbrunn – Construído no século XVII, era a residência de verão dos Habsburgo, a poderosa família dos imperadores austríacos, e é considerado por alguns o “Versailles de Viena”. Possui dezenas de aposentos e salões com decoração estonteante, e seus jardins, em estilo francês, são uma atração a parte. Também é válida a visita ao Gloriette, um belo edifício localizado no alto de uma colina dentro das imediações do Palácio, e ao Zoológico de Viena, o mais antigo do mundo, fundado em 1752.
Palácio de Hofburg – Residência habitual de inverno da Família Habsburgo. Na verdade, é um complexo que, além do Palácio, abriga museus, praças, a Biblioteca Nacional da Áustria, uma das maiores da Europa, dentre outros. Vale também a visita ao Museu de Sisi, a imperatriz mais famosa da Áustria.
Palácio Belvedere – Foi construído para servir como residência de verão do Príncipe Eugênio de Savoia. É dividido em dois: O Belvedere Inferior e o Belvedere Superior (o maior dos dois), ambos em estilo barroco. Entre eles, há um lindo jardim, perfeito para fotografias. O Belvedere também é um museu, que abriga uma coleção de arte de vários pintores famosos, destacando-se o quadro “O Beijo”, de Gustav Klimt.
Catedral de Santo Estevão (Stephansdom) – Construída no século XIV, é a principal Catedral de Viena, construída em estilo gótico. Possui uma torre de 137 metros de altura, de onde se tem uma vista de um ângulo de 360º da cidade.
Secessão de Viena – Um prédio com uma arquitetura diferenciada, representando um movimento artístico do século XIX, destacando-se sua cúpula dourada.
Igreja de São Carlos Borromeu (Karlskirche) – Construída pelo Imperador Carlos VI em estilo barroco, no ano de 1737. É famosa pelas duas grandes colunas na frente da igreja, juntamente com sua enorme cúpula de bronze.
Ringstrasse – Anel viário, de mais de 5km de extensão, que concentra várias atrações de Viena, dentre elas:
Prefeitura de Viena (Rathaus) – Possui uma arquitetura externa de estilo neogótico, com uma linda fachada, lembrando os edifícios belgas.
Ópera do Estado (Staatsoper) – É uma das casas de ópera mais bonitas do mundo, construído em 1869. Assistir a uma apresentação neste teatro é um programa imperdível na cidade.
Parlamento austríaco – Construído no fim do século XIX, em estilo grego e arquitetura neoclássica, simbolizando a democracia. Funciona como prédio administrativo do governo austríaco.
Marien-Theresienplatz – É uma praça cercada por dois museus de arquitetura externa quase idêntica, o Museu de História da Arte e o Museu de História Natural. No primeiro, é possível observar obras de artistas como Rembrandt, Ticiano e Caravaggio.
Bairro dos Museus (Museumsquartier) – Lugar que abrigava os estábulos imperiais, foi revitalizado e transformado em uma área formada por diversos museus, como: Museu Leopold, Museu de Arte Moderna de Viena e Museu Albertina, de artes gráficas. É atualmente um dos dez maiores espaços culturais do mundo, com restaurantes, cafés e lojas em prédios que misturam a arquitetura barroca com a moderna.
Parque da Cidade (Stardtpark) – O primeiro parque público de Viena, possui várias estátuas e monumentos, destacando-se a estátua dourada de Johann Strauss.
Jardim do Povo (Volksgarten) – Aberto em 1823, tornou-se o primeiro parque público de Viena. Outras atrações são: o Templo de Teseu, uma construção grega, e o Monumento a Sissi.
Parque Prater – um dos maiores parques da cidade, perfeito para piqueniques. Dentro dele, se encontra a roda gigante mais famosa do país, a Riesenrad, construída em 1897, que proporciona uma das melhores vistas da cidade.
Kartner Strasse – Principal rua de Viena, com lojas das principais marcas europeias e do mundo.
GASTRONOMIA
Os austríacos dão muito valor ao café da manhã, o considerando a mais importante refeição do dia. O café com leite e espuma de leite, chamado de Melange, é tradicional do país. É servido com pães, geleias, manteiga, croissants, dentre outros.
Viena também é famosa por suas tavernas de vinho, chamadas de Heuriger, que são gerenciadas pelos próprios fornecedores do vinho. Nas tavernas também é oferecido comida, que você mesmo pode pegar em um buffet.
Algumas das comidas típicas da gastronomia austríaca são:
– Weiner Schnitzel, um empanado fino que pode ser feito de vitela, porco ou peru. Na maioria das vezes é servido de salada de batatas;
– Gulasch, um ensopado de carne, inspirado na gastronomia húngara;
– Sachertorte, uma torta de chocolate com doce de damasco, recebe esse nome por ter sido criada no Hotel Sacher, famoso na cidade;
– Weiner Apfelstrudel, o strudel de maçã, uma das sobremesas mais famosas da Áustria, servida com o famoso café vienense;
– Os doces da confeitaria Demel, que eram os mesmos consumidos pela corte dos imperadores hungro-austríacos;
EVENTOS
– Bailes de Viena: Organizados desde 1814, são uma antiga tradição da cidade. Ao longo do ano, mais de 450 bailes acontecem em Viena.
– Concertos de verão no Palácio de Schönbrunn: A Orquesta Filarmônica de Viena toca uma vez ao ano no local, recebendo tanto moradores quanto turistas.
– Oktoberfest em Viena: A versão austríaca do Oktoberfest.
– Festival de filmes em Viena: Um grande telão é colocado em frente à Prefeitura e exibe filmes, concertos e óperas, com vários stands de bebidas e comidas.
– Mercados de Natal: Na época natalina, 20 mercados espalham-se pela cidade e seus principais atrativos, sendo o maior deles realizado em frente a Câmara Municipal de Viena, com mais de 100 barracas.
Gostou de Viena? Veja os pacotes da Slavian Tours que passam por essa maravilhosa cidade:
Pingback: 7 motivos para visitar Ljubljana – Slavian Tours
Pingback: Curiosidades sobre a Áustria – Slavian Tours
Pingback: Países Que Brasileiros Não Precisam de Visto Para Viajar – Slavian Tours