IRKUTSK E O LAGO BAIKAL
Baseado no relato de Maria Christina Trezzi em seu livro “Viagem no Trem Transiberiano”, este é o quinto post da série sobre a Rota Transiberiana, que tem como objetivo mostrar ao leitor um pouco mais sobre o Trem e as cidades por onde ele passa. O post de hoje é sobre Irkutsk.
O Trem Zarengold desembarca em Irkutsk, a parada mais popular da Rota e a capital da Sibéria Oriental na época dos Czares. A cidade foi fundada em 1661 pelo povo cossaco, com objetivo de servir como um forte e assim ajudar na colonização da Sibéria. Com o Lago Baikal a menos de 70 km de distância, Irkutsk serve também como base para turistas conhecerem e passearem pela costa ocidental russa.
Seu centro histórico, declarado Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma mistura do charme do século XIX e a turbulenta década de 90 no país. Os atrativos mais visitados de Irkutsk são: O Teatro Acadêmico de Drama de Irkutsk, o Mosteiro Znamensky, a Catedral Ortodoxa de Kazan e a Catedral da Epifania.
Após pernoite na cidade, os passageiros embarcam novamente no Trem, que tem como próximo destino o Lago Baikal. Às margens do Lago está Listwjanka, uma pequena aldeia siberiana. O vilarejo, que não é mais habitado, foi totalmente conservado para mostrar aos turistas como era a vida dos camponeses russos há cerca de 300 anos atrás.
Ao fundo da aldeia, é possível ter uma maravilhosa visão do Lago Baikal, o maior e mais profundo reservatório de água doce do planeta, com 1620 metros abaixo do nível do mar. Além de ser habitat de mais de mil espécies e tipos diferentes de animais e plantas, possui ainda reservas minerais, reservas de petróleo e fontes termais.
Para encerrar o dia com chave de ouro, os viajantes ainda poderão desfrutar de um piquenique às margens do Lago, e, dependendo da temperatura, um mergulho em suas águas, acompanhado sempre de muita música e dança.
A próxima cidade que o Trem Zarengold passará é Ulan Ude, a última cidade russa do trajeto. Não perca o próximo post para descobrir um pouco mais sobre este destino!
Pingback: Transiberiana. O Guia Completo da Viagem no Trem Transiberiano – Slavian Tours