KAZAN
Baseado no relato de Maria Christina Trezzi em seu livro “Viagem no Trem Transiberiano”, continuamos com o nosso passeio pela Rota Transiberiana, conhecendo um pouco mais do Trem e das cidades por onde ele passa. O post de hoje é sobre a cidade russa de Kazan.
Como o Trem geralmente viaja à noite, os passageiros mal sentem o tempo passar, e, quando acordam, se deparam com uma paisagem totalmente diferente da anterior. Após sair de Moscou e percorrer cerca de 700km, chega-se na manhã seguinte a Kazan, cidade às margens do Rio Volga e capital da República Russa do Tartaristão.
Kazan é uma das cidades mais hospitaleiras e antigas da Rússia. É limpa, segura e tem belos atrativos e bons lugares para relaxar. Um dos diferenciais de Kazan é a convivência pacífica entre povos de duas religiões: o Islã e a Igreja Ortodoxa.
A maior atração de Kazan é o seu Kremlin, que, como o de Moscou, é um complexo com prédios governamentais, igrejas e praças, cercados por uma grande muralha branca. Dentre as igrejas, se sobressai a Mesquita de Kul Sharif, cartão-postal da cidade, com belas e singulares cúpulas azuis que contribuíram para torná-la Patrimônio da Humanidade.
Outros pontos turísticos da cidade são: seu centro histórico, dividido pelo canal do Rio Volga, com diversos prédios da era soviética; a Universidade Federal de Kazan, uma das mais antigas do país, que teve Lênin como aluno; as modernas estações de metrô, com belos mosaicos; e o Museu do Estilo de Vida Soviético, com objetos, roupas e brinquedos que relatam como era a vida dos seus cidadãos no período soviético, que se estendeu por quase 70 anos no país.
Nossa próxima parada será Ekaterimburgo, cidade localizada na chamada “Eurásia”, por fazer parte da fronteira entre o continente europeu e o asiático. Não perca!
Pingback: Transiberiana. O Guia Completo da Viagem no Trem Transiberiano – Slavian Tours