Cidade onde cresceu o compositor Chopin, a capital polonesa foi praticamente toda destruída durante a Segunda Guerra Mundial quando uma revolta de sua população contra os nazistas enfureceu Hitler, que retribuiu brutalmente, destruindo mais de 90% da cidade. Mas, como uma prova do espírito incansável da cidade, ela não só ainda está de pé, como floresce e continua sendo a capital do país.
PONTOS TURÍSTICOS
Cidade Antiga: Foi a parte mais devastada da cidade, mas foi cuidadosamente reconstruída a partir de pinturas e fotos. Ela está na lista de patrimônios mundiais da UNESCO e seus principais destaques são as coloridas casas burguesas ao redor da praça, o Castelo Real, a Catedral de São João Batista e a Igreja de Sant’Ana.
Palácio de Cultura e Ciência: Esse prédio encomendado por Stallin como um “presente dos soviéticos” é o maior e mais alto do país e possui salas de cinema, museus, centros de exibição, livrarias e salas de conferência. No 30° andar se encontram mirantes para avistar toda a cidade.
Parque Lazienki: Um dos mais encantadores parques da Europa, provavelmente, seu canto mais conhecido é o jardim de Chopin com uma estátua do compositor.
Museu Nacional de Varsóvia: Localizado em um prédio modernista, este museu possui mais de 800.000 de obras de arte da Polônia e do mundo, da antiguidade até os tempos modernos.
Barbican: São muralhas e torres das antigas fortificações da cidades que restaram. É possível caminhar por algumas muralhas e avistar tanto para fora quanto para dentro da cidade antiga.
Museu da Revolta de Varsóvia: Um dos museus mais populares da cidade, expõe diversos períodos do passado da cidade, mas principalmente antes e depois da Segunda Guerra Mundial quando os alemães invadiram e posteriormente destruíram a cidade.
Museu de Fryderyk Chopin: Museu dedicado ao famoso compositor, possui coleções de seus autógrafos, partituras, fotos e itens pessoais. Lá também é possível escutar algumas de suas famosas composições.
GASTRONOMIA
Pratos tipicamente poloneses são bem fartos e costumam ter muita carne. Alguns dos pratos mais recomendados são bigos, pierogi e golabki. Os poloneses gostam de falar que os produtos básicos de sua comida são pão e salsichas, mas entre os ingredientes típicos também se encontram beterraba, pepino e cogumelos. Um shot de vodka é uma adição apropriada para refeições festivas e para ajudar a digerir a comida.