Split, a segunda maior cidade da Croácia, é uma cidade vibrante cercada de história. Localizada na região central da Dalmácia, é o ponto de partida ideal para se explorar a região. Além disso, Split é uma cidade barata e interessante de se visitar o ano inteiro.
PONTOS TURÍSTICOS
Palácio Diocleciano, Peristyle e os Quatro Portões: O palácio é uma bem-preservada construção em estilo militar romano com mais de 1700 anos e uma das mais impressionantes. Ele possui quatro portões de entrada: Ferro, Ouro, Prata e Bronze, sendo os três primeiros os principais. Já o Peristyle é o coração do palácio, o centro da vida cultural da cidade e um dos principais pontos turísticos da cidade.
Catedral de São Dômnio: Consagrada no século VII, a maior modificação que teve desde então foi a adição do campanário construído ao longo dos séculos XII a XVI.
Templo de Júpiter: Um dos três templos que haviam no Peristyles, sendo os outros dedicados a Vênus e Cibele. Um dos caminhos para se chegar a esse templo é através da rua mais estreita chamada de “Deixe-me passar” (Pusti me da prodjem, em croata).
Estátua de Grgur Ninski: Grgur Ninski é como é chamado em croata o Bispo Gregório de Nin. Sua estátua, do famoso artista Ivan Mestrovic, é muito querida na cidade.
Prokurativa (Praça da República): Uma das mais bonitas de Split, essa praça neo-renascentista possui três lados decorados com colunas romanas e com o quarto abrindo para o mar.
Riva: Riva é a orla de Split. Localizada em frente ao Palácio Dioclesiano, é um ponto de encontro popular da cidade com diversos tipos de eventos ocorrendo nessa área.
Varos: Essa é uma das áreas mais antigas de Split, onde moravam os pescadores e fazendeiros. Fica localizada a oeste da cidade e ao pé do da colina Marjan.
Parque Florestal de Marjan e a Escadaria de Marjan: Esse parque do século IV fica numa península com vista para a cidade e é um dos orgulhos do povo de Split.
GASTRONOMIA
A culinária croata foi muito influenciada por diversas culturas, entre elas, a italiana, a húngara e a turca. Na costa do país, frutos do mar são muito populares e de excelente qualidade graças às águas extremamente limpas do mar Adriático. Peka, muito popular na região, é uma forma de cozinhar em que se aquece uma tampa de aço ou terracota, chamada peka, queimando madeira embaixo. Após aquecida, coloca-se a travessa com a comida embaixo e coloca-se brasas em cima da peka que então cozinha a comida.
EVENTOS
Splitsko ljeto (Festival de Verão de Split) – julho/agosto: Esse é um dos mais antigos festivais de artes performáticas do país, com mais de 50 anos de história. Ele acontece no Teatro Nacional Croata e em outros locais da cidade envolvendo concertos, óperas, espetáculos de balé, marionete, teatro de ruas e outros espetáculos.
Marulićevi dani (Dias de Marulić) – em torno de 22 de abril: Esse festival celebra o mais importante dramaturgo croata, Marko Marulić, que completou a primeira verdadeira obra croata, “Judita”, em 22 de abril de 1501. Essa celebração de uma semana envolve várias trupes teatrais do país inteiro competindo em diversas categorias e discussões sobre a situação do teatro na Croácia.
Ficou com vontade de conhecer a Croácia? Confira nossos pacotes para lá:
Pingback: 11 Curiosidades sobre a Croácia – Slavian Tours
Pingback: 7 motivos para visitar Ljubljana – Slavian Tours