Quioto foi por mais de um milênio a capital do Japão e a residência do imperador. É uma das cidades mais interessantes do país para estrangeiros já que apesar de ser moderna, ela ainda preserva muito suas tradições. Graças ao seu valor histórico, ela foi poupada dos bombardeios e hoje oferece aos seus visitantes incontáveis atrativos históricos como templos e santuários.
PONTOS TURÍSTICOS
Castelo Nijo: Esse castelo com muro, torres e fosso foi construído em 1603 para ser a residência oficial em Quioto do shogun (general com maior poder político que o imperador) Tokugawa Ieyasu. O principal prédio do complexo é o Palácio Ninomaru com interiores decorados com pinturas tradicionais do importante artista Kano Tan’yu e seus aprendizes.
Santuário Fushimi-Inari Taisha: Esse santuário Shinto, fundado em 711 DC, é um dos mais famosos do Japão. O complexo consiste em cinco santuários, dezenas de sub-santuários e uma trilha de cerca de quatro quilômetros cercada por mais de 30.000 torii (portões tradicionais japoneses). Pela trilha se encontram várias estátuas de raposas, que acreditavam ser os mensageiros dos deuses.
Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado): Esse templo budista é um dos atrativos mais conhecidos do Japão e seu nome vem da cobertura de folhas de ouro dos dois andares superiores. Ele foi construído originalmente no século XIV como residência para um shogun aposentado e foi mais tarde transformado em templo.
Templo Kiyomizu-dera: Seu nome (Templo da Água Pura) vem da cachoeira Otowa localizada dentro do complexo. As águas dessa cachoeira são divididas em três correntes para os visitantes beberem, cada uma com um benefício diferente, mas beber das três é considerado ganancioso. Porém, a fama desse templo vem do palco de madeira que sai do saguão principal sobre a colina.
Palácio Imperial de Quioto: O Palácio Imperial de Quioto serviu de residência para a família imperial até 1868 quando a capital do país foi transferida para Tóquio e ele fica localizado dentro de um grande parque com outros atrativos como o Palácio Imperial Sento e a Mansão Kaninnomiya.
Gion: Gion é o distrito de geisha mais famoso da cidade. Nele se encontram vários restaurantes e casas de chás exclusivas. A rua Hanami-koji é a mais popular e a área junto ao canal Shirakawa também é bem pitoresca com vários restaurantes com varandas para o rio.
Floresta de Bambu de Arashiyama: Arashiyama é uma popular área turística de Quioto desde o período Heian (794-1185) e sua floresta de bambu é um dos atrativos mais fotografados da cidade, mas nenhuma foto consegue capturar a sensação de seguir pelo caminho dessa floresta, especialmente em dias com uma brisa leve que balança os bambus.
Templo Ryoanji: O Templo Royanji possui o mais famoso jardim de pedra do Japão. O jardim consiste em uma área retangular coberta por seixos com 15 pedras colocadas em pequenos grupos sobre trechos de musgo.
GASTRONOMIA
Quioto tem uma longa tradição culinária e sua gastronomia é variado, indo desde das refinadas refeições aristrocáticas (kaiseki ryori), a refeições vegetarianas budistas (shojin ryori) até refeições no estilo caseiro (obanzai ryori). Alguns especialidades da cidade são tofu, yuba (casca de tofu), yodofu (tofu cozinhado em caldo quente) e kyo-wagashi (doces de Quioto), mas também é um local excelente para experimentar pratos típicos japoneses como sushi, udon, tempura, ramen e okonomiyaki.
EVENTOS
Gion Matsuri (durante todo o mês de julho) – É o festival mais famoso do Japão. São vários eventos, mas o principal é a procissão de carros alegóricos (Yamaboko Junko) no dia 17 de julho. Um detalhe impressionante desse evento é sua longa história, ele ocorre todos os anos desde 869 como cerimônia religiosa.
Aoi Matsuri (15 de maio): A principal atração desse festival é a parada com mais de 500 pessoas vestidas no estilo aristocrático do período Heian (794-1185) entre o Palácio Imperial e os Santuários Kamo.
Jidai Matsuri (22 de outubro): Esse evento acontece todos os anos no aniversário da cidade e consiste em uma grande parada entre o Palácio Imperial e o Santuário Heian. Ela contam com mais de 2000 participantes vestidos com roupas de quase todos os períodos da história além de figuras históricas famosas.
Ficou com vontade de conhecer o Japão? Confira nossos roteiros para lá: