A Estônia foi dominada ao longo de sua história por vários países, como Rússia, Alemanha, Dinamarca, a antiga União Soviética e a Suécia, e isso influenciou fortemente na sua diversidade cultural. O país é considerado um dos destinos mais baratos do continente europeu e sua capital, Tallin, é a cidade medieval mais bem preservada da Europa. A parte antiga da cidade, com torres medievais e ruas estreitas transformam Tallin em um grande museu a céu aberto.
PONTOS TURÍSTICOS
O centro antigo de Tallin, denominado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, é dividido em duas partes: All Linn, na parte inferior, e Toompea, na parte superior.
Em Toompea, parte mais antiga do centro de Tallin, é possível ter uma maravilhosa vista da cidade, e ainda visitar alguns pontos turísticos, como: a sede do parlamento estoniano, no Castelo de Toompea; a Catedral de Alexander Nevsky, que demonstra a forte influência russa na cidade; e a igreja luterana St Mary’s, o mais antigo templo religioso da região.
Já em All Linn, é possível dar um passeio pela Raekoja plats, principal polo de compras e restaurantes da cidade. Essa praça, antiga praça do mercado datada do século XI, também abriga cafés e construções góticas como o prédio da Prefeitura.
Outros atrativos da cidade são: o mais antigo monastério de Tallinn, o Dominican Monastery Museum; o Talinn City Museum, que conta a história da cidade; e o Palácio Kadriorg, construído no reinado do czar Pedro, o Grande. No Parque Kadriorg, onde se localiza o Palácio, tabmbém se encontram dois museus interessantes: o Museu Kadriorg e o Museu de Arte da Estônia, que abriga grande parte de obras de arte estonianas.
Tallin também possui uma parte moderna, com restaurantes contemporâneos, bares e baladas. A cidade tem rede wi-fi grátis em toda a sua extensão, para delírio dos turistas.
Fora da capital, para quem gosta de se aventurar pela natureza, o Parque Nacional de Laheema é uma boa pedida. Passeios pela ilha de Saaremaa, com uma bela paisagem rural e um lindo castelo do século XIII, e as cidades de Tartu e Narva também são ótimos para quem vai passar vários dias no país.
GASTRONOMIA
A gastronomia estoniana tem como elementos-chave pão de centeio, carnes e peixes defumados e laticínios. Alguns de seus pratos mais populares são: sauerkraut, um tipo de repolho em conserva e kama, um doce tradicional feito com centeio cozido, cevada e ervilhas.
Um famoso restaurante de Tallinn, o Olde Hansa, dá a sensação de volta aos tempos medievais: com um ambiente iluminado só com velas, cardápio com autênticas receitas medievais e garçons vestindo trajes típicos da época, é uma experiência imperdível na cidade.
EVENTOS
Acontecem eventos o ano inteiro na capital, como o Festival Medieval; o Festival Old Days, que celebra a chegada do verão; e o Öllesummer Beer Festival, típico festival de cerveja. Há também o Festival de Música da Estônia, iniciado em 1869 e que atrai mais de 30 mil pessoas em cada edição, realizado de cinco em cinco anos.
Ficou com vontade de conhecer de perto esse belo destino? Conheça os pacotes de Paises Bálticos que a Slavian Tours oferece.
Pingback: Países Que Brasileiros Não Precisam de Visto Para Viajar – Slavian Tours