MUNIQUE
Munique é um dos destinos mais contagiantes da Alemanha. O grande número de músicos, cineastas, artistas plásticos e arquitetos nos deixa clara à vocação da cidade para o mundo artístico. Mas até essa habilidade acaba ofuscada pela cerveja. Afinal, estamos falando do local onde acontece a festa de cerveja mais famosa do mundo: a Oktoberfest.
A capital do estado da Baviera é a típica cidade alemã: um povo transbordando alegria, biergartens, música, salsichão, bastante cerveja, pessoas com roupas típicas, enfim, uma cidade que te cativa já nas primeiras horas.
Abaixo, você saberá um pouco mais sobre os pontos turísticos, gastronomia e festas que acontecem na cidade.
PONTOS TURÍSTICOS
Munique possui um grande número de atrativos, sendo quase impossível visitar todos em uma viagem só. Vários ficam localizados no centro, próximos a Marienplatz, a principal praça da cidade, que agrega também muitos pontos turísticos, como: os novos e velhos prédios da Prefeitura, o primeiro chamado de Neue Rathaus, que possui um relógio que, em algumas horas do dia (ás 11h, 12h e 17h), aparecem bonecos dançantes, ao som da música folclórica bavariana, que encantam os turistas; a igreja de São João Nepomuceno, em estilo rococó; e a Catedral da Nossa Senhora Bendita, a maior da região da Bavária, e que no topo de suas torres é possível ter uma das mais belas vistas da cidade.
Outros atrativos que também valem a pena a visita:
- Palácio Nymphenburg, construído no século XVII como presente do príncipe da Bavária a sua esposa;
- Palácio Residenz, que foi durante muito tempo a residência oficial dos duques da Bavária;
- Allianz Arena, casa do Bayern de Munique;
- Edifício da BMW, caracterizado por sua inovação, tecnologia e progresso;
- Viktualiennmarkt, mercado público mais tradicional e popular de Munique, que possui diversas opções de gastronomia, onde também se encontram produtos típicos da culinária alemã, e possui um animado Biergarten.
As principais ruas de comércio da cidade, Neuhauserstrasse e a Kaufingerstrasse, são repletas de lojas famosas, e ainda Maximilianstrasse e a Residenzstrasse, ruas mais glamurosas que possuem várias lojas de grife.
A visita aos castelos de Neuschwanstein e Linderhof, antigos castelos do Rei da Baviera Ludwig II, mais conhecido como o Rei Louco, nas cidades de Füssen e Ettal, próximas a Munique, é imperdível; o primeiro, dizem, serviu de inspiração para Walt Disney na criação dos famosos Castelo da Cinderela e da Bela Adormecida, e o segundo, é a cópia do Palácio de Versalhes, a pedidos do próprio Rei, só que em dimensões menores.
GASTRONOMIA
A gastronomia em Munique, capital da Baviera, assim como em toda a região, tem forte influência da cozinha tcheca e austríaca. A maioria de seus pratos típicos tem como base o porco, a batata e a salsicha, e claro, sempre acompanhados de cerveja. Um dos pratos mais clássicos da região é a Weisswurst, a famosa salsicha branca alemã, que pode ser acompanhada de Brezels, um tipo de Pretzel alemão, e mostarda doce e apimentada. Outros pratos típicos são: Bratwurst mit Semmel, o famoso pão com linguiça; e Hendl, um meio frango assado famoso nos Biergartens. Os pratos doces também se destacam, como por exemplo o Apfelstrudel, uma massa folheada com recheio de maçã e que pode ser acompanhada de um creme de baunilha (Vanillesoße).
Os Biergartens, ou os “jardins de cerveja”, são os lugares ideais para se ter uma experiência típica da Baviera. As pessoas podem trazer suas próprias comidas de casa, e consumí-las junto da cerveja, que geralmente possui produção própria do lugar. Um dos biegartens mais famosos está no Englischer Garten (Jardim Inglês), considerado um dos mais bonitos parques de toda a Europa.
As cervejas alemãs são conhecidas mundialmente, e em Munique, umas das mais famosas são a Hellbier e a Weisenbier, versão mais forte da Hellbier, que é bastante consumida na Oktoberfest. A cervejaria Hofbräuhaus é a mais visitada do mundo, e recebe até 30 mil visitantes em dias de pico. Ela é a produtora da Hellbier, que pode ser consumida em seu restaurante em copos de até 2 litros, sempre acompanhado de um joelho de porco (chamado pelos alemães de Schweinshaxe). Outras cervejarias que possuem restaurantes são: Paulaner im Tal, da cervejaria Paulaner, e o Zum Augustiner, da cervejaria Augustiner.
FESTAS
A festa mais popular de Munique e no mundo inteiro é, sem dúvidas, a Oktoberfest. Entre os meses de setembro e outubro, a cidade lota com visitantes que se concentram em um parque de diversões construído especialmente para o evento, o Wiesn, prontos para tomar muita Oktoberfestbier, a cerveja feita exclusivamente para a festa. Seis cervejarias que possuem sede dentro de Munique oferecem tendas com mesas que são disputadíssimas pelos foliões, pois só é possível pedir a cerveja quando se está sentado.
Outros eventos e festas realizadas na cidade ao decorrer do ano são:
- Strong Beer Festival, entre os meses de fevereiro e março, organizado pela cervejaria Löwenbräukeller, é o segundo maior festival dedicado a cerveja em Munique, só perdendo para a Oktoberfest;
- Fruehlingsfest, ou a Festa da Primavera, que geralmente ocorre entre os meses de abril e maio;
- Stadtgrundungsfest, festa em junho que celebra a fundação de Munique;
- Feira de Natal, que acontece entre os meses de novembro e dezembro, no coração do centro histórico da cidade;
- Auer Dult, festa típica que acontece três vezes ao ano.
Bateu aquela vontade de viajar à Munique? Conheça os roteiros da Slavian Tours: