Hoje em dia nós temos uma explicação científica para a Aurora Boreal, para explicar o que é, como se forma, seus efeitos… Mas e antes disso? O que os povos antigos pensavam desse fenômeno? Antigos romanos, índios norte-americanos… Cada povo tinha uma explicação para as estranhas luzes que apareciam no céu. Nesse post, trouxemos vários mitos diferentes.
- Os gregos acreditavam que as luzes eram Aurora, irmã de Helios e Seline, o sol e a lua, correndo pela cedo manhã com sua biga colorida para alertar seus irmãos do amanhecer de um novo dia. Os romanos também associavam as luzes a um novo dia, acreditando que era Aurora, a deusa do amanhecer. O curioso é que para os gregos observarem as luzes, o fenômeno deveria estar muito forte porque são muito raras observações tão ao sul.
- Observações da aurora boreal no sul da Europa são raras porque precisam de atividade solar muito intensa, o que normalmente resulta em luzes vermelhas. Por isso, nas extremamente raras ocasiões em que as luzes apareciam na região, elas causavam grande comoção, aterrorizando a população que desconhecia a origem do fenômeno.
- Na China, também são raras as ocorrências e muitas das lendas antigas as associavam a dragões. A crença era de que as luzes eram uma batalha celestial era dragões do bem e do mau que cuspiam fogo.
- Aborígenes australianos eram acostumados a observar Aurora Australis (o mesmo fenômeno, porém observado no hemisfério sul) e acreditavam que eram seus deuses dançando acima.
- No norte da América havia muitas lendas e mitos extremamente diferentes. Haviam lendas em que as luzes eram corvos e lendas em que eram tochas seguradas por guias para os que partiam para o próximo mundo. Mitos de que eram espíritos daqueles que morreram de forma violenta, espíritos celebrando a ausência do sol, espíritos de animais mortos e espíritos de inimigos vingativos que haviam morrido em combate.
- Os índios Cree acreditavam que a Aurora era parte do ciclo da vida e que eram espíritos dos mortos que permaneciam no céu, mas separados dos que amavam. As luzes seriam a tentativa dos espíritos de se comunicar com quem eles tinham deixado para trás na Terra.
- No estado de Washington, índios Makah achavam que as luzes eram fogueiras no norte criadas por uma tribo de anões que o usavam para ferver gordura de baleia. O povo Mandan na Dakota do Norte pensavam parecido. Eles achavam que eram fogueiras utilizadas por grandes guerreiros para ferver seus inimigos em grandes panelas.
- Os Inuits, povo indígena do Ártico, acreditavam que as luzes eram os espíritos dos mortos jogando bola usando a caveira de uma morsa. Os Inuits da Ilha de Nunivak inverteram a história, acreditam que eram espíritos de morsas jogando com uma caveira humana.
- Os Inuits da Baía Hudson temiam as luzes, acreditando que eram lanternas de demônios perseguindo almas perdidas.
- Alguns Algonquinos acreditavam que as luzes eram o reflexo de grandes fogueiras acendidas pelo herói deles, Nanahbozho, que teria ido para o Norte após terminar de criar a Terra. Essa seria a forma dele mostrar que ele estava pensando neles, apesar da distância.
- Alguns nativos americanos acreditavam que se você assobiasse na aurora, ela iria levá-lo. Porém, bater palmas fazia a aurora recuar, mantendo-o seguro.
- Uma lenda da Estônia dizia que as luzes apareciam quando as baleias estavam brincando e outra que eram trenós levando convidados para um espetacular banquete de casamento.
- Na mitologia nórdica, as luzes eram lanças, armadura e elmo das Valquírias, mulheres guerreiras que cavalgavam liderando soldados mortos ao seu local de descanso eterno no Valhalla.
- Na Finlândia, acreditava-se que uma raposa mística criava a aurora, com sua cauda peluda espalhando neve e jogando faíscas no céu.
- Na Lapônia finlandesa, alguns acreditavam que as luzes eram criadas pela espuma de água ejetada pelas baleias.
- Pescadores do norte da Suécia viam as luzes como um bom sinal, acreditando que eram reflexos de grandes cardumes de arenque em mares próximos.
Ainda não sabe a explicação científica para o fenômeno da Aurora Boreal? Clique aqui e leia nosso post explicando.
Ficou vontade de ver pessoalmente? Confira nosso pacote para a Lapônia, um excelente local para se observar as luzes:
Pingback: Guia da Escandinávia: O essencial que você precisa saber antes de ir – Slavian Tours
Pingback: 11 Curiosidades sobre a Islândia – Slavian Tours