LUANG PRABANG
A cidade de Luang Prabang é uma antiga cidade real no Laos de charme pitoresco. Desde 1995 é um Patrimônio Mundial da UNESCO, não só por seus belos templos, mas também por suas habitações de madeira tradicionais, casas de estilo colonial antigo e pela natureza que a envolve.
ATRATIVOS
Sai Bat: É uma antiga tradição da cultura budista de Laos, na qual devotos oferecem comida a monges toda manhã. Os monges e os iniciantes fazem uma procissão e o povo coloca uma porção de alimento nas tigelas que eles carregam quando passam. Essa cerimônia é realizada em silêncio.
Devido a sua significância cultural e sua beleza, o Sai Bat é uma atração turística popular, porém, visitantes que desejam participar devem fazer somente se tiver significado para eles e se puderem fazer de forma respeitosa e os que desejam apenas observar devem manter distância e tomar cuidado para não ficar no caminho dos monges nem dos ofertantes.
Wat Xieng Thong: Construído em cerca de 1560, é o templo mais bonito da cidade e um clássico exemplo do estilo de Luang Prabang.
Museu Nacional: Seu prédio era um palácio real construído entre 1904 e 1909 e seu design combina o estilo francês de “beaux arts” com elementos da arquitetura tradicional do Laos. Quando foi instaurada a república no país e o antigo rei mudou sua residência, ele ofereceu o palácio para se tornar um museu, para preservar o palácio, a coleção real e informar o público sobre a antiga monarquia. O Museu Nacional é hoje um dos melhores lugares para se aprender sobre a história de Luang Prabang.
Phralak Phralam: Phralak Phralam é como é conhecida a performance de dança tradicional e um dos melhores locais para se assistir na cidade é no Teatro Phralak Phralam, localizado dentro da área do Museu Nacional. Nesse teatro, são apresentados, quatro vezes por semana acompanhados de uma orquestra, episódios do Ramakien, ou Lao Ramayana, uma história trazida para Luang Prabang por missões budistas séculos atrás e que desde então tem adquirido um estilo próprio do país.
Kuang Si Falls: As águas dessa cachoeira ficam azuladas durante a estação seca devido aos minerais nelas presentes e durante a chuvosa, as águas ficam esverdeadas e é possível escutar o barulho muito antes de se chegar perto.
Monte Phou Si: Esse monte tem uma vista espetacular do rio Mekong e da cidade.
Mercado Noturno: O mercado noturno de Luang Prabang é uma experiência imperdível e oferece a mais extensa coleção de artesanato do país produzido por diversas etnias locais. Lá estão dispostos tecidos, cerâmicas, antiguidades, pinturas, chás, sapatos, pratas, bolsas, ornamentos e talheres feitos de bombas recicladas, além de itens difíceis de serem encontrados em outros lugares.
Mercado diurno: Esse mercado, que começa após o Sai Bat, é especializado em alimentos frescos e é um excelente local para se experimentar um lanche tradicional.
GASTRONOMIA
A culinária do Laos é baseada em ingredientes frescos, sutileza e variedade. Dois pratos tradicionais são o Kaiphaen, um lanche popular feito de algas verdes de água doce, e Ork Lam que é um ensopado tradicional.
Ficou com vontade de conhecer esse destino? Conheça nossos roteiros para lá:
- Cruzeiro pelo Rio Mekong
- Cruzeiro pelo Rio Mekong – O Triângulo Dourado
- O Triângulo Dourado – Luang Prabang
Adorei as informações. Meu sonho é fazer essa viagem.