COPENHAGUE
A capital da Dinamarca é a cidade mais visitada dos países nórdicos, conhecida por sua ótima qualidade de vida. Com mais de 1,2 milhão de habitantes, sua moderna infraestrutura de transportes proporciona um fácil deslocamento pela cidade, que possui atrativos para todos os gostos, desde um parque de diversão, prédios, torres e palácios com arquitetura marcante e estátuas famosas.
PONTOS TURÍSTICOS
Stroget: Uma das mais longas ruas da Europa, com mais de 1km de extensão. É repleta de lojas, tanto de rede, quanto de marcas famosas, como Prada e Gucci.
Estátua da Pequena Sereia: É o símbolo de Copenhagen. A escultura em bronze, criada em 1913, é baseada no conto de Hans Chrstian Andersen.
Tivoli Gardens: Inspiração para os parques Disney, é um dos parques de diversão mais antigos do mundo, inaugurado em 1843. Possui mais de 20 atrações, incluindo uma montanha-russa. Seus belos jardins também se destacam.
Nyhavn: Antigamente um quartel da cidade, mas após uma revitalização, tornou-se um cartão-postal da cidade. Além do novo porto de Copenhague, a região está cheia de casas coloridas, bares, cafés e restaurantes. De lá, saem passeios de barco pelos canais da cidade.
Complexo de Amalienborg: formado por quatro palácios construídos entre 1750 e 1758, abriga também o palácio Christian IX, residência principal da Família Real norueguesa. No centro desse complexo, está a estátua do Rei Frederik V, que planejou a área onde os palácios se situam. Em sua volta, acontece todos os dias a marcha dos soldados da Guarda Real, símbolos da cidade, do Palácio de Rosenborg ao Palácio de Amalienborg. Ambos os palácios estão abertos para visitação; o primeiro possui uma área, no sótão, com as coroas e jóias da realeza.
Palácio de Christiansborg: Casa do Parlamento dinamarquês, do Escritório do Primeiro-Ministro e da Suprema Corte, encontra-se na pequena ilha de Slotsholmen. Ao seu lado pode-se ver o antigo prédio da Bolsa de Valores, que chama a atenção pela ponta de sua torre, que está enrolada com caudas de quatro dragões.
Christiania: É a comunidade alternativa mais conhecida no mundo. Chamada pelos seus habitantes de “Freetown” (Cidade Livre), é composta de cerca de 900 pessoas que vivem sobre um grupo de leis distintas do restante da Dinamarca. Atualmente, é um dos atrativos mais visitados de Copenhague.
Fábrica da Calsberg: Fundada em 1847 por J. C. Jacobsen, fabrica uma das mais famosas cervejas do mundo.
Rundetarn (torre redonda): Com 36m de altura, foi construída para funcionar como um observatório, em 1642. De seu topo, é possível ter uma maravilhosa vista da cidade.
Museu Nacional de Copenhague – É o maior museu do país, e seu acervo abriga a maior coleção da arte dinamarquesa desde o século XVIII até os dias atuais. Possui pinturas de Edvard Munch e Picasso, dentre outros.
GASTRONOMIA DINAMARQUESA
Uma das comidas mais conhecidas e que está presente em quase todos os restaurantes de Copenhague é o smørrebrød. Ele é um sanduíche aberto que tem como ingredientes: pratos frios feitos com uma fatia de pão de centeio e coberto com recheios como salada, filetes de peixe frito ou carne bovina.
Os dinamarqueses também comem muito porco, e consomem quase 70kg desta carne por ano. Um popular prato é o Pulled Pork Sandwich, um sanduíche feito com a parte do pescoço de um porco. Ele é originado dos Estados Unidos, e foi adotado pelos dinamarqueses como opção para o almoço ou lanche da noite.
EVENTOS
O Festival Roskilde é o maior festival de música e cultura no norte da Europa. Atualmente atrai 80 mil pessoas por ano, que vêm a Roskilde, uma cidade que fica a cerca de 30km de Copenhague, para curtir uma mistura de música, artes e acampamento.
A Semana do Orgulho Gay de Copenhague também é mundialmente conhecida, e fica concentrada na Praça da Prefeitura, que se transforma em “Praça do Orgulho”. Em 2015, mais de 20 mil pessoas compareceram à grande e colorida parada que encerra o evento.
O Festival de Jazz de Copenhague, que em 2016 estará na sua 38ª edição, atrai mais de 250 mil pessoas, sendo um dos maiores festivais de jazz da Europa. A cidade torna-se vibrante com jazz nas ruas, praças, clubes e concertos.
Quer viajar para Copenhague? Confira os pacotes da Slavian Tours que passam por lá:
Pingback: COPENHAGEN GOURMET – Slavian Tours
Pingback: Lendas Escandinavas, Bálticas e Russas – Slavian Tours
Pingback: Porque viajar para a Escandinávia em 2021? – Slavian Tours