BRATISLAVA
A capital eslovaca é uma cidade hospitaleira, próxima à natureza, que não vai decepcionar os amantes de história e de cultura. E também não os apreciadores de gastronomia, que vão poder desfrutar de boa comida e bebida em uma atmosfera muito agradável.
PONTOS TURÍSTICOS
Castelo da Bratislava: Localizado em um morro com vista para cidade, o castelo contém diversas salas dedicadas ao Museu de História e ao Museu Nacional. Com mais de 3500 pinturas, estátuas e gravuras de artistas eslovacos e estrangeiros, vidros eslovacos, móveis de madeira esculpida, relógios, armas e armaduras, exposições de prataria dos séculos XVII ao XIX, um impressionante baú de jóia de cerca de 1600 e réplica da coroa dos reis húngaros, além de uma torre com visão de 360º da cidade, o castelo certamente vale uma visita.
Catedral de São Martins: A Catedral de São Martins é a principal estrutura gótica da Bratislava. No século XVI, se tornou igreja de coroação de reis húngaros e até o século XIX foram coroados lá 19 imperadores húngaros, incluindo Maria Teresa. Foi nessa igreja também que Beethoven op. 123 estreou no século XVIII.
Palácio dos Primados: Construído em 1778 e localizado no centro da Cidade Antiga, é considerado um dos mais bonitos prédios na Bratislava. Suas principais atrações são as grandes pinturas a óleo da realeza de Hapsburg; quartos individuais com grandes e brilhantes candelabros de cristal e paredes decoradas com tapetes ingleses do século XVII; o Salão de Espelhos onde Napoleão e Francis I assinaram o Tratado de Pressberg (antigo nome da Bratislava) após a Batalha de Austerlitz; e a fonte e estátua de São Jorge no pátio.
Igreja Azul (Igreja de Santa Isabel): Localizada próxima à Praça Principal, essa igreja é uma das mais bonitas obras de arquitetura Art Nouveau do mundo. Ela é decorada com brilhantes e lindas majólicas azuis, um tipo de telha da Eslováquia produzida na cidade de Modra.
Palácio de Grassalkovich: Atualmente casa do presidente da Eslováquia, o Palácio foi construído em 1760 pelo Conde Anton Grasslkovich, presidente da Câmara Real Húngara e conselheiro da Imperatriz Maria Theresa. Seu jardim barroco é aberto ao público, mesmo quando o presidente se encontra na residência. O palácio é especialmente bonito na época de natal, quando fica todo iluminado.
Cidade Antiga: Centro histórico da Bratislava, é onde se encontra boa parte dos atrativos da cidade, incluindo vários museus. Suas ruas são muito charmosas com casas do século XVIII.
Rua de São Miguel e Portão de São Miguel: A Rua de São Miguel é um dos mais populares atrativos da Bratislava. A maioria de seus prédios é do século XVIII, que conseguiram sobreviver a guerras ocupações e regime comunista. No início da rua se encontra o Portão de São Miguel, o único portão preservado da cidade medieval.
Ponte Nova: Também chamada de SPN ou Ponte UFO, é localizada na periferia da cidade, a ponte e sua torre de observação conseguem se integrar na paisagem da cidade, diferentemente de outras arquiteturas comunistas da cidade. A torre de observação tem vistas espetaculares da cidade e de seu castelo.
GASTRONOMIA
Na Bratislava é possível apreciar pratos típicos da Europa Central, com opções de comida tradicional eslovaca, pratos austríacos e húngaros. Batata, repolho e queijos de ovelha e de vaca são os principais ingredientes da cozinha tradicional eslovaca. A cidade também tem um tradição em produção de vinhos e eles são muito apreciados, assim como suas cervejas que têm a reputação de serem as melhores da Europa. A Praça Hviezdoslavovo na cidade antiga e a Galeria Euroveajunto ao rio Danúbio são os distritos de restaurante que estão na moda.
EVENTOS
Festival de Música da Bratislava (Novembro-Dezembro): Esse festival internacional é o mais importante e o de maior prestígio na Eslováquia. Sua primeira edição foi em 1964 e tem ocorrido todos os anos desde então.
Mercados de Natal da Bratislava (Novembro-Dezembro): Uma longa tradição da Bratislava, os mercados podem ser encontrados espalhados pela cidade, em locais como a Praça Principal e a Praça Hviezdoslavovo.
Cerimônias de Coroação (Último Final de Semana de Junho): Nesse evento de três dias, atores vestidos com fantasias históricas encenam uma cerimônia de coroação nos mesmos locais em que elas ocorreram no passado, com direito a a juramentos, sinos, procissão e festival popular.
Ficou com vontade de visitar essa charmosa cidade? Veja alguns dos roteiros da Slavian Tours que passam por lá:
Pingback: Países Que Brasileiros Não Precisam de Visto Para Viajar – Slavian Tours
Amei!