BERLIM
Berlim sofreu no passado com a Segunda Guerra Mundial e o leste com o infame Muro de Berlim, mas hoje é uma cidade de história marcante, cultura vibrante, comida fabulosa e muita criatividade que certamente a torna irresistível. Com atrativos que contam a história de toda a nação, museus com grandes tesouros do mundo expostos, teatros de diversos tipos, ruas de compras e áreas verdes, a capital da Alemanha é a maior cidade do país e um grande centro da política, cultura e ciência. Uma cidade de contrastes entre o tradicional e o moderno, Berlim está continuamente se reinventando, criando tendências em diversas áreas.
PONTOS TURÍSTICOS
Portão de Brandemburgo – Ícone de Berlim, o Portão de Brandemburgo é a primeira estrutura Neoclássica da cidade, notável por sua quadriga (carro conduzido por quatro cavalos), suas seis largas colunas formando cinco vias para o tráfico e duas construções usadas pelo pedágio e pelos guardas.
Ilha dos Museus – Patrimônio Mundial da UNESCO por seu único conjunto de prédios e artefatos culturais, a Ilha dos Museus de Berlim é um conjunto de cinco museus (Museu de Pérgamo, Museu Bode, Museu Novo, Antiga Galeria Nacional e Museu Antigo) em uma ilha no Rio Spree, no coração da cidade de Berlim.
Memorial do Muro de Berlim – Quando o Muro de Berlim foi derrubado em 1989, dos 155 quilômetros de extensão que possuía, restaram apenas pequenos trechos e um maior de 1,4 quilômetros que faz parte do Memorial do Muro de Berlim, localizado na Bernauer Strasse. O Memorial consiste em trecho do muro com corredores fronteiriços e torre de observação, centro de visitantes, centro de documentação, Capela da Reconciliação e exposições.
Checkpoint Charlie Museu – O Checkpoint Charlie Museu era um posto militar dos Aliados e o mais conhecido ponto de passagem entre Berlim Ocidental e Oriental. O museu criado em 1962, na época com uma pequena exposição sobre o recém-construído muro, expõe além da história do Muro e dos que foram diretamente afetados por ele, movimentos de direitos humanos e desafios atuais nesse sentido. o museu é localizado a poucos metros do Checkpoint Charlie.
Alexanderplatz – A maior e uma das famosas praças de Berlim, foi centro da vida da Berlim Oriental e é onde agora se encontra o Relógio Mundial, a Torre de Televisão de Berlim e a Fonte da Amizade Internacional.
Kurfürsterdamm – Área de compras que inclui a Tauentzien Strasse, constituindo em uma avenidade de quase cinco quilômetros para desfrutar de um passeio, compras ou café. Entre a famosa loja de departamento KaDeWe e a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm, os preços são moderados, mas seguindo em direção oeste pela Kurfürsterdamm, as lojas são mais elegantes e exclusivas. As ruas secundárias que seguem em sentido norte também valem a pena explorar.
Unter den Linden – Rua mais famosa de Berlim se estende por cerca de 1400 metros e conecta Pariser Platz, em frente ao Portão de Brandemburgo, a Lustgarden.
Reichstag – Atualmente sede do parlamento alemão, o Reichstag teve sua construção finalizada em 1894, após a unificação da Alemanha e fundação do Império Alemã. Em 1933, o prédio pegou fogo e grande parte de sua estrutura original foi reconstruída em 1970, mas com a decisão de retornar a sede do governo para Berlim após a reunificação, ele foi completamente modernizado no final dos anos 90. O destaque é seu domo de vidro do qual os visitantes podem ver a cidade.
Museu Judeu – Um dos exemplos mais impressionantes da arquitetura contemporânea de Berlim, o Museu Judeu busca integrar o significado do Holocausto na memória e consciência da cidade.
Gendarmenmarkt – Uma das maiores praças de Berlim, é onde se encontra três grandes prédios históricos: a Casa de Concertos (Konzerthaus), a Catedral de Berlim e a Catedral Francesa.
Igreja Memorial Kaiser Wilhelm (Gedächtniskirche) – A igreja luterana, vítima de bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, é o centro simbólico da Alemanha Ocidental e um memorial para paz e reconciliação. Também representa a vontade do povo de reconstruir sua cidade, com a parte da igreja de arquitetura contemporânea que foi construída entre 1959 e 1961.
Palácio de Charlottenburg – O Palácio de Charlottenburg é o maior e mais bonito palácio real na capital. Construído como residência de verão da primeira rainha da Prússia, Sophie Charlotte, sofreu modificações pelas famílias reais que moraram lá posteriormente, resultando em um palácio com decoração interior de diferentes estilos arquitetônicos.
GASTRONOMIA
A culinária alemã é variada, multicultural e deliciosa e em Berlim é possível encontrar restaurantes refinados e premiados, mas também apreciar boa comida em restaurantes populares por um bom preço. Para os que querem um fast food, lanchonetes locais e quiosques oferecem almôndegas típicas, Kebabs turcos e todo tipo de salsicha alemão. A especialidade que não se pode deixar de provar é o currywurst, salsicha de porco temperada com ketchup ao curry. Já os que quiserem experimentar os prato típicos podem esperar porções grandes de comida bem pesada, com ingredientes diversos, mas que normalmente incluem batatas, vegetais, aves ou carne de porco. E nada melhor para completar do que a bebida nacional, a cerveja.
EVENTOS
Mercados de Natal (Weihnachtsmärkte): Uma tradição por todo o país, são dezenas de feiras natalinas espalhadas pela cidade de Berlim a partir do final de Novembro até o Natal. Elas se localizam, entre outros locais, na Gedächtniskirche, na Potsdamer Platz, na Prefeitura e na Gendarmenmarkt.
Festival de Luzes: Em outubro, durantes dez dias, diversos pontos turísticos e marcos da cidade são iluminados de diferentes formas das 19 às 24 horas.
Classic Open Air: Durante alguns dias no verão, a Gendarmenmarkt vira palco para o Classic Open Air, um festival que inclui vários estilos musicais além daquele que conhecemos como clássico.
Carnaval de Cultura (Karneval der Kulturen): Um festival de quatro dias de duração que celebra a diversidade de Berlim e tem um desfile de carnaval, além de muita música e dança. O evento ocorre anualmente em Kreuzberg, em torno do final de semana de Pentecostes.
Ficou com vontade de conhecer Berlim? Veja alguns dos roteiros da Slavian Tours que passam por essa incrível cidade:
Pingback: Países Que Brasileiros Não Precisam de Visto Para Viajar – Slavian Tours