As Belezas da Noruega
Situada na Península Escandinava, a Noruega tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo e uma geografia e natureza únicas.
Mais de 75 mil ilhas se espalham ao longo da costa de 1.752 km recortada por fiordes gigantes. O território montanhoso circunda três mares: o do Norte, o da Noruega e o de Barents. O Cabo Norte é destino de aventureiros e terra do sol da meia-noite, onde, durante o Verão, de meados de Maio ao fim de Julho, o sol nunca se põe.
Oslo, a capital, é cosmopolita e oferece uma qualidade de vida de pequenas cidades. Com pouco mais de 500 mil habitantes, tem o mesmo charme das demais capitais europeias e uma beleza rara, pois está localizada dentro do fiorde de Oslo. Reúne a arquitetura moderna a prédios antigos e oferece ao visitante um vasto conjunto de museus para visitar: o Barco de Oseberg, Frammuseet, Kontiki-museet, Lofotr, Munchmuseet e Vikingskipshuset.
Ao longo da baía de Oslo estão localizados muitos bares e restaurantes, que fervilham de pessoas de todo o mundo durante os longos dias de Verão.
GASTRONOMIA
Na Noruega, o peixe é o rei da mesa. Trata-se de um país com uma tradição de grandes pescadores. A variedade é enorme: cavala, robalo e o tradicional bacalhau com diferentes preparos.
“Spekemat” é uma especialidade norueguesa. Destaca-se também a rena assada com batatas, o alce assado, a “betesupe”, a carne de foca, os ovos de gaivota, línguas de bacalhau e outras comidas que parecem um pouco estranhas.
O queijo de cabra merece também alguma atenção, destacando-se o “Gulost”. O lompe é uma espécie de crepe feito de batata, também bastante popular em terras norueguesas. Normalmente é consumido enrolado sobre uma salsicha com Ketchup.
Nas cafeterias é muito comum verem-se as tortas “konditori” acompanhando o café.
CULTURA
Existem roupas tradicionais nacionais, os chamados bunads, que são usadas com orgulho em ocasiões especiais, como em casamentos e batizados, sem esquecer o importantíssimo dia nacional da Noruega a 17 de Maio.
A música, a literatura e a arte fazem parte de uma extensa cultura norueguesa.
CLIMA
Cada estação do ano, na Noruega, tem o seu encanto e características próprias. Como exemplo, esquiar no inverno é bem diferente do que a experiência de esquiar no verão. Mas lembre-se também de que o destino escolhido influencia sua experiência tanto quanto o período de sua viagem.
Primavera
Durante a primavera, as primeiras flores não tem uma data exata para começar a aparecer. Nos anos de clima mais ameno, já começam a aparecer no mês de fevereiro. Porém, os dias de neve podem acontecer até o mês de maio.
Os bares e cafés começam a ser ocupados já nos primeiros dias em que o sol mostra a sua cara aos noruegueses.
Verão
Durante o verão norueguês as temperaturas podem chegar às alturas, mesmo em áreas da Região Norte. O ponto mais interessante, entretanto, é que em grande parte do país ocorre o fenômeno chamado de “noites brancas”, onde dia e noite são agraciados pelo brilho do sol. O cenário perfeito para reunir amigos e desfrutar de boa comida e bebida.
Outono
É a época do ano onde todos os tipos de fruta maduram e chegam para colorir a mesa dos noruegueses. Caranguejos e carneiro também são destaques gastronômicos da estação e servem para enriquecer os pratos servidos ao calor da lareira enquanto as fortes chuvas de outono caem pelo país. Logo, chega o inverno e suas noites escuras e frias.
Inverno
Muito frio! Essa é a síntese do que você vai encontrar, caso resolva se aventurar pela Noruega nesse período. Embora no Sul e ao longo da Costa Oeste a neve seja bem mais rara do que no restante do país.
Suas férias na Noruega
Conheça este paraíso movido pela Natureza. Explore o país e suas atrações espetaculares como os fiordes, as auroras boreais, o sol da meia noite, caminhadas nas montanhas, pesca, além de toda a tradição e cultura que esse destino incrível proporciona.
Pingback: Lendas Escandinavas, Bálticas e Russas – Slavian Tours
Pingback: Guia da Escandinávia: O essencial que você precisa saber antes de ir – Slavian Tours