Helsinque é a capital e a maior cidade da Finlândia, mas mesmo assim é um cidade compacta e fácil de ser explorada a pé. Ela foi construída em estilo Neoclássico, com largas ruas e avenidas e vários parques, mas também possui diversos exemplares arquitetônicos de Art Nouveau. É uma cidade moderna, mas que preserva sua história e possui um terço de seu território em áreas verdes.
PONTOS TURÍSTICOS
Catedral de Helsinki: Essa Igreja Luterana é para muitos o símbolo de Helsinque. Em seu telhado se encontram estátuas de zinco dos apóstolos e são o maior conjunto único de estátuas de zinco do mundo.
Fortaleza Suomenlinna: Esse forte fica localizado numa ilha que faz parte do território de Helsinque e é facilmente alcançado de barca. Ele faz parte da lista de Monumentos Mundiais da UNESCO e é um dos atrativos mais populares da Finlândia.
Museu Nacional de Arte Ateneum: O prédio em que fica localizado é uma impressionante construção neoclássica e o museu reúne a melhor coleção de arte na Finlândia, com obras históricas e contemporâneas.
Igreja Temppeliaukio (Igreja de pedra): O interior dessa igreja foi escavado e construído diretamente na antiga rocha da península de Helsinque. Ele é iluminado com luz natural que entra pelas janelas de vidro entre o domo de cobre e a parede. O local é utilizado frequentemente como palco de concertos por causa de sua excelente acústica.
Museu Nacional Finlandês (Kansallismuseo): Esse museu contém coleções sobre a cultura e etnografia da Finlândia, com objetos desde a pré-história até os dias atuais. O teto do hall de entrada é decorado com afrescos inspirados no Kalevala, o mito nacional do país.
Aleksanterinkatu: É uma famosa rua de compras da cidade com lojas, cafés, restaurantes e uma loja de departamento.
Capela do Silêncio Kamppi: É uma capela luterana que oferece um local de silêncio e tranquilidade em meio ao movimentado centro urbano.
Parque de diversões Linnanmäki: Esse parque de diversões tem entretido famílias desde 1950 com uma grande seleção de atrações, das mais assustadoras às mais tranquilas.
Seurasaari: É um museu a céu aberto onde se pode aprender sobre como os finlandeses viviam antigamente, antes dos tempos modernos. Fazem parte dele antigas casas de camponeses, uma igreja de 1686 e outras construções em madeira.
Catedral Ortodoxa Uspenski: É a maior catedral ortodoxa do Leste Europeu e um dos mais claros símbolos do impacto russo na história da Finlândia, com suas cúpulas douradas e fachada de tijolos vermelhos.
GASTRONOMIA
A culinária finlandesa é baseada em ingredientes frescos e naturais que variam com a estação e é caracterizada pela simplicidade e pureza do sabor. A culinária de Helsinque também possui influências do ocidente e do oriente. Alguns elementos básicos são batatas, sopas, salmão, salsichas e pão de centeio. Mämmi, frequentemente servido com leite e tipicamente preparado na Páscoa, é a sobremesa favorita e salmiakki é uma bala salgada com muita tradição por lá.
EVENTOS
Dia do Restaurante: É um evento gastronômico global que começou em Helsinque em maio de 2011, em que nesse dia todo mundo podia abrir seu restaurante por um dia em qualquer lugar. Ele era realizado quatros vezes por ano, mas a partir de maio de 2016, todo dia é Dia do Restaurante. Atualmente seu aniversário é celebrado todo terceiro sábado de maio.
Noite das Artes: Esse evento ocorre todo ano em agosto e é a oportunidade perfeita para percorrer as ruas de Helsinque e imergir em cultura e arte, com todo tipo de atividades desde performances musicais, circo moderno, oficinas, danças na rua e a até mesmo oportunidade de fazer uma apresentação você mesmo em um palco aberto.
Pingback: Lendas Escandinavas, Bálticas e Russas – Slavian Tours
Pingback: Países Que Brasileiros Não Precisam de Visto Para Viajar – Slavian Tours