A Islândia tem sido um destino popular nos últimos anos, vamos desvendar algumas curiosidades sobre esta jóia nórdica.
Existem muitas características que tornam este país tão único, mas hoje nós revelamos alguns fatos interessantes sobre a Islândia que podem surpreendê-lo.
Índice
Confira agora 11 curiosidades sobre a Islândia e descubra o motivo de ser considerada a terra do fogo e do gelo!
1. Capital do Norte
A capital da Islândia, Reykjavik, é a cidade mais setentrional (mais ao norte) de qualquer outra capital do mundo. Apesar da sua localização, a cidade de Reykjavik não fica tão fria.
A temperatura média em Reykjavik em janeiro é praticamente a mesma de Nova York.
Reykjavik abriga aproximadamente 60% da população islandesa, mais da metade de todo o país. Esta cidade colorida e peculiar está repleta de vários restaurantes, cafés, bares e museus e é extremamente fácil de caminhar, tornando-a um destino perfeito para explorar a pé.
2. Aurora Boreal
Muitos viajantes são atraídos pela Islândia, pois é um destino espetacular para conhecer a Aurora Boreal.
Por estar localizada muito próximo do Círculo Polar Ártico, a Islândia possui longas noites de inverno. São quase 24hrs de crepúsculo no mês de dezembro.
Por esse motivo, a Islândia é um ótimo lugar para ver a aurora boreal. De Setembro a Março é o melhor período para contemplar este show de luzes naturais.
No entanto, ver a Aurora Boreal nunca é uma garantia, graças às constantes mudanças do clima da Islândia.
Esta incrível ocorrência natural é criada quando as partículas solares interagem com a atmosfera no campo magnético da Terra
Conheça mais sobre a Aurora Boreal:
• Aurora Boreal
• Mitos da Aurora Boreal
3. Terra do Fogo e do Gelo
Estudos mostram que atualmente 11% da Islândia é coberta por geleiras! As geleiras são uma das principais atrações da Islândia e, até o momento, existem quase 269 nomes.
A Islândia também abriga a maior geleira da Europa, Vatnajökull, que é equivalente a três vezes o tamanho de Luxemburgo.
Vulcões ativos muitas vezes ficam logo abaixo dessas geleiras. Para um país tão pequeno a atividade vulcânica contínua da Islândia é uma admirável força da natureza.
Os vulcões são tão comuns em todo o país que aproximadamente um vulcão entra em erupção a cada três ou quatro anos. Por isso, a Islândia é considerada a terra do fogo e do gelo.
Quando esses vulcões entram em erupção alguns rios se formam, graças à lava quente que derrete instantaneamente a parte superior da geleira sob a qual se esconde.
4. Águas Quentes
Por causa de toda a atividade vulcânica que ocorre na Islândia, o país está repleto de atividades geotérmicas e fontes termais.
Existem algumas piscinas e banhos termais famosos na Islândia, como a famosa Lagoa Azul perto do aeroporto e os Banhos Naturais de Mývatn mais ao norte. Elas são artificiais, mas cheios de água geotérmica natural.
E há também as fontes termais naturais onde as pessoas nadam, elas podem ser formadas em diversas formas, desde pequenas piscinas até rios aquecidos.
Algumas das fontes/piscinas são pequenas e quase privativas. Outras são grandes complexos com escorregadores, banheiras de hidromassagem e salas de vapor.
E na Islândia, como essas fontes termais e piscina são aquecidas naturalmente, isso significa que ela podem ser frequentadas durante todo o ano todo.
5. Mosquitos
Não há mosquitos na Islândia. Na verdade, existem poucos insetos no país.
Tudo graças ao clima do país, que passa por três principais congelamentos e degelos a cada ano. Isso significa que um mosquito simplesmente não tem tempo para se transformar de larva em inseto adulto.
Junto com isso, não há lagoas rasas onde os mosquitos possam se reproduzir. Então, mesmo se eles tivessem tempo, eles não teriam lugar para eclodir com segurança
6. Não tem Big Mac!
Assim como os mosquitos, a Islândia não possui McDonald’s.
Havia algumas filiais do McDonald’s em Reykjavík e, de fato, a famosa franquia de hambúrguer foi um sucesso no início. No entanto, após o período inicial, os negócios diminuíram.
Após a crise financeira em 2008, os preços dos ingredientes importados para a Islândia dispararam. Isso levou a um efeito dominó e, por fim, ao fechamento de restaurantes McDonald’s na Islândia.
O último cheeseburger vendido na Islândia ainda está em exibição como uma exposição de museu. Os visitantes do Museu Nacional da Islândia podem ver a refeição, que data de 2009, envolta em vidro.
7. Pylsa
O Pylsa é de fato a principal culinária local que um visitante não pode deixar de conhecer. O Pylsa é um cachorro-quente islandês, eleito pelo jornal inglês The Guardian, como o melhor cachorro-quente da Europa.
Os ingredientes são: cebola crua, cebola frita, ketchup e mostarda. A Salsicha é feita com carne de cordeiro, porco ou boi.
O que diferencia os cachorros-quentes islandeses é que eles são preparados principalmente com carnes de animais sem hormônios, alimentados apenas com pasto.
As ovelhas da Islândia literalmente vagam pelo campo até o outono, comendo frutas e folhas. Porcos e vacas na Islândia vivem em pequenas fazendas amorosas em um dos ambientes mais limpos e intocados da Terra.
No centro de Reykjavik, fica a modesta barraca de cachorro-quente “Bæjarins Beztu Pylsur” (“os melhores cachorros-quentes da cidade”), essa é a barraca de Pylsur mais famosa da Islândia.
Porém você poderá encontrar barracas de cachorro-quente em quase todas as cidades, vilarejos ou vilarejos. Se não houver vilas, você pode comprá-los em quase todos os postos de gasolina ou lojas de conveniência. É possível comprá-los até no aeroporto.
Tudo isso é mais uma prova de que o cachorro-quente islandês poderia ser o prato nacional da Islândia.
8. As Cervejas Eram Proibidas!
Para um país onde os habitantes parecem realmente amar o álcool, é uma surpresa até para os residentes mais jovens que a cerveja tenha sido proibida em todo o país.
Durante mais de 70 anos, vender cerveja foi atividade ilegal na Islândia. A proibição acabou há aproximadamente 30 anos, no dia 1° de março de 1989, data que no país passou a ser o Dia da Cerveja ou “Bjórdagurinn”, um feriado nacional não oficial que marca a ocasião.
9. O País Mais Seguro do Mundo
A Islândia pode parecer intimidante, graças à sua geografia explosiva, mas na verdade é um lugar excepcionalmente pacífico e descontraído.
A Islândia possui a menor taxa de criminalidade de todos os outros países do mundo. Por mais de uma década, sempre liderou a lista de países mais seguros.
Isso se deve a muitos fatores, incluindo um maior senso de igualdade dentro da população, que por sua vez é ajudado pela pequena população de pouco mais de 360.000.
Devido a esse baixo número populacional a maioria das pessoas se conhecem, então ser uma pessoa famosa dentro da Islândia não é grande coisa!
Talvez você encontre Björk (uma influente cantora e compositora islandesa) em um restaurante em Reykjavík ou talvez veja o presidente da Islândia correndo em um parque da cidade nas proximidades.
Por ser um país tão seguro, é improvável que os seguranças tenham que acompanhá-los. Há uma sensação de que todos se conhecem, o que certamente deve elevar o nível de confiança mútua.
10. Moeda Local
Nos países escandinavos, como Dinamarca, Noruega e Suécia, as moedas oficiais locais são chamadas de Coroa. Na Islândia, outro país escandinavo, não é diferente. A moeda no país é chamada de Coroa Islandesa (KR).
No caso da Finlândia, apesar de também ser um país escandinavo, ela não possui a coroa como moeda oficial. A Finlândia é único país escandinavo que possui o Euro como moeda oficial.
A Coroa Islandesa possui moedas nos seguintes valores: 1 KR; 5 KR; 10 KR; 50 KR e 100 KR. Cada valor é representado por um animal aquático diferente.
Os animais são:
• 1 KR: Bacalhau
• 5 KR: Golfinho
• 10 KR: Capelin
• 50 KR: Caranguejo
• 100 KR: Lumpfish
O motivo da escolha por esses animais foi ocasionada pela grande influência que a pesca tinha sobre a economia.
Por muito tempo o bacalhau foi o principal suprimento de alimentos e principal produto de exportação da Islândia. A economia da Islândia dependia da pesca de bacalhau.
A pesca era tão importante para o país que que causou uma guerra diplomática, a única da história do país. Essa guerra se chamou “Guerra do Bacalhau”, ela ocorreu entre o final da década de 1940 e até 1976, foi a uma disputa entre a Islândia e o Reino Unido por áreas de pesca de Bacalhau
11. 1 É Pouco, 13 É Demais
A Islândia tem 13 tipos diferentes de Papai Noel. Enquanto a maioria das crianças do mundo ocidental aguardam pelo dia de Natal para receber o seu presente, na Islândia, as crianças são visitadas por 13!
As crianças islandesas colocam os sapatos na janela do quarto todas as noites, durante 13 dias antes do Natal. Todas as noites, um dos Yule Lads (versões do Papai Noel) vai visitar e deixar um pequeno presente para eles, dependendo do comportamento de cada criança.
Cada Yule Lad tem sua própria personalidade e idiossincrasias, o que se reflete em seus dons e travessuras.
Eu adoraria conhecer esses país. Tenho assistido as séries da Netflix da Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Amo a geografia , as geleiras, as rodovias com a neve aí lado. Um sonho poder véu o sol da meia noite.
Gostei bastante deste top 11 foi me útil tanto para trabalhos escolares como para o meu conhecimento geral um obrigado a quem o fez.
Me encanta este país belezas naturais , estilo de vida que qualquer ser humanos deseja . Ok
Adelcy Vieira dos Santos
16/12/2022
Este país só por ser um dos países mais seguros do mundo em se tratando de criminalidade, tem uma geografia invejável, a cultura dos povos é formidável, as geleiras, neves e tudo de maravilhoso, poder ver o sol a noite , só neste país é possível presenciar um dos mais belos espetáculos do plante ” Aurora Boreal “. Por isto é considerada a terra do fogo e do gelo.