Budapeste é uma cidade fascinante, considerada por muitos como Paris do Leste, e possui muito a se explorar nas duas margens do Danúbio. São diversos atrativos de vários tipos, entre eles, museus, monumentos históricos, banhos termais e arquitetura incrível. Na margem Buda se encontram a maioria das construções medievais e ruínas romanas. Já em Peste se concentram os museus, galerias de arte, ópera, igrejas e o distrito de compras da cidade.
São muitas as opções, mas escolhemos 8 dos principais atrativos de Budapeste para dar uma ideia do que esperar dessa cidade magnífica.
1. Castelo de Buda
O Castelo de Buda foi casa dos reis húngaros, mas hoje ele abriga dois museus: a Galeria Nacional, focada em arte húngara de todas as épocas, e o Museu de História de Budapeste, que expõe sobre a história da cidade desde os tempos romanos até o presente.
2. Bastião dos Pescadores
Esse bastião foi construído como um mirante neo-gótico e neo-romântico com vistas incríveis do Danúbio, da Ilha Margareth e de Peste. Seu nome é uma homenagem à guilda de pescadores que defendiam essa parte da cidade na Idade Média e suas sete torres representam as sete tribos húngaras que, em 895, fundaram o que hoje é a Hungria.
3. Parlamento
O prédio do Parlamento húngaro é um edifício com pouco mais de 100 anos em estilo eclético. Ele é o maior edifício do país, um dos dois mais altos da cidade (sendo o outro a Basílica de St Estevão, com exatamente a mesma altura) e o terceiro maior prédio de Parlamento do mundo, com 691 cômodos suntuosos.
4. Igreja de Matias
A Igreja de Matias é uma das construções mais antigas de Budapeste, com mais de 700 anos. Seu nome oficial é Igreja de Nossa Senhora, mas é conhecida como Igreja de Matias em homenagem ao popular rei Matias Corvinus, o Justo, que remodelou e expandiu a igreja, além de se casar nela duas vezes.
5. Praça dos Heróis
Essa praça, projetada em 1896 para marcar o milésimo aniversário da conquista de Magyar (tribos húngaras) da Bacia Cárpata, é a maior e mais simbólica praça em Budapeste e possui estátuas de vários líderes ilustres da Hungria. No centro se encontra o Monumento Milenar, um pilar de 36 metros com chefes húngaros na base e o Arcanjo Gabriel no topo.
6. Mercado Central de Budapeste
O Mercado Central de Budapeste é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Nesse mercado é possível comprar vários produtos frescos, vinhos Tokaj, produtos artesanais, souvenirs, além de experimentar a gastronomia local. O mercado sofreu com a Segunda Guerra Mundial, tendo que ser fechado por se tornar um risco aos seus visitantes, mas foi restaurado e se transformou em um dos principais atrativos da cidade.
7. Sapatos no Danúbio
Os 60 pares de sapatos e botas de ferro em estilo antigo à margem do Danúbio são uma homenagem aos judeus húngaros, que foram fuzilados e jogados no Danúbio pelos membros do Partido Cruz Flechada, em 1944.
8. Basílica de St. Estevão
A Basílica de St. Estevão é a maior igreja de Budapeste e levou mais de 50 anos para ser completada. Durante sua construção, seu domo desabou e ela teve que ser praticamente toda reconstruída. O domo possui 96 metros de altura, a mesma do Parlamento, representando o equilíbrio entre o Estado e a Igreja na Hungria. Atualmente, há uma lei em vigor que proíbe a construção de edifícios com altura superior a 96 metros na cidade. Na capela à esquerda do altar principal, se encontra a mão direita mumificada de St. Estevão, o primeiro rei da Hungria.
Quer mais informações sobre Budapeste? Leia sobre a cidade aqui. E não deixe de conferir nossos posts sobre as outras Capitais Imperiais.
Ficou com vontade de viajar para Budapeste? Conheça nossos roteiros!
- Capitais Imperiais (Viena – Budapeste – Praga)
- Berlim a Budapeste (Berlim – Praga – Viena – Budapeste)
- Triângulo da Europa Oriental (Viena – Budapeste – Praga – Berlim – Cracóvia – Varsóvia)
Pingback: Países Que Brasileiros Não Precisam de Visto Para Viajar – Slavian Tours