A Eslovênia não está na lista de destinos de muita gente, mas certamente deveria. Ljubljana é uma cidade pitoresca, considerada uma joia ainda não descoberta na Europa. Ela possui uma belíssima paisagem arquitetônica, muito comparada a Praga, composta de vários períodos da história e do trabalho de Jože Plečnik, um arquiteto esloveno do século XX responsável pelo planejamento da parte central da cidade.
1 – Os atrativos turísticos
A primeira pergunta que sempre se faz é “o que tem para se fazer/ver lá?”. Ljubljana é rica monumentos, museus e edifícios interessantes.
O Castelo de Ljubljana, com mais de 900 anos, é a principal atração da cidade e possui vistas belíssimas da cidade, além do museu de história da Eslovênia, do museu de marionetes e de salas históricas.
O prédio atual da Catedral de Ljubljana existe desde o século XVIII e contém vários afrescos barrocos.
A Prefeitura da cidade com sua fachada de influência veneziana.
A Fonte de Robba, um dos monumentos barrocos mais famosos da cidade, acredita-se que os três deuses representam os rios Sava, Ljubjlanica e Krka.
A Ponte Tripla é uma das obras mais famosas de Plečnik na cidade, as pontes laterais possuem escadas que levam a terraços sobre o rio.
A Casa de Plečnik, mantida exatamente como era enquanto ele vivia, nela se encontram uma exibição que permite conhecer um pouco da vida e trabalho desse arquiteto.
A Galeria Nacional de Ljubljana, contém a maior coleção do país de arte da Alta Idade Média ao século XX com quase 600 obras de artistas eslovenos e europeus, incluindo a original fonte de Robba.
E esses são só alguns dos vários atrativos de lá.
A cidade também fica próxima de lugares fantásticos como Bled, que tem um lago com a única ilha da Eslovênia e um castelo no topo de um penhasco.
2 – Ljubljana possui uma alma verde
Ljubljana recebeu o título de Capital Verde Europeia 2016 por “conscientização ambiental de seus cidadãos, sua estratégia de sustentabilidade, sua implementação de uma variedade de medidas de aéreas verdes urbanas ao longo da década e por sua impressionante rede de transporte”.
Bicicleta é uma das melhores formas de se explorar a cidade e de abril a outubro é possível alugar por um preço muito baixo.
A cidade possui diversas aéreas verdes muito bem preservadas por todos os cantos, inclusive no centro histórico. Ela também conta com quatro parques naturais, sendo Tivoli o mais bonito (Não confundir com o Tivoli Gardens em Copenhague).
3 – Gastronomia diversificada e de qualidade
A Eslovênia e Ljubljana ficam localizadas em uma encruzilhada de culturas. Por isso, a culinária de Ljubljana sempre foi muito variada e suas principais influências são do Mediterrâneo, dos Alpes e da Panônia (uma antiga província romana que hoje abrange territórios da Hungria, Áustria, Croácia, Sérvia, Eslovênia, Eslováquia e Bósnia-Herzegovina). Mais recentemente, ela também foi influenciada pelos Balcãs e por cozinhas internacionais.
Além da diversidade de influências, a culinária da cidade é marcada pela diversidade de ingredientes. Carne é indispensável, especialmente bife e aves. Sopas espessas também possuem uma importância na cozinha eslovena.
A Eslovênia tem uma longa história de produção de vinhos. Apesar de não serem muito conhecidos, vinhos eslovenos frequentemente recebem prêmios internacionais importantes. Em Ljubljana ocorrem diversos eventos relacionados a vinho.
4 – Ljubljana é a casa dos dragões
Quem não gosta de dragões? Ljubljana adora eles. São os ícones da cidade e podem ser encontrados em vários locais. Um evento tradicional da cidade é o Carnaval do Dragão, que ocorre todos os anos em fevereiro.
Não é nenhuma surpresa que o mito de fundação da cidade também inclui essa criatura. De acordo com as lendas Jasão e os argonautas, que teriam fundado a cidade, mataram um dragão que habitava a região.
5 – Grande quantidade de eventos culturais
O Carnaval do Dragão não é o único evento da cidade. Todo ano são mais de 10.000 eventos culturais, incluindo 14 internacionais de prestígio.
O principal é o Ljubljana Festival, um evento do início de julho ao final de agosto com música, ópera, dança e teatro em vários locais da cidade.
Um favorito dos locais é Trnfest, um festival internacional de artes e cultura alternativa.
6 – Beleza e atmosfera romântica da cidade
Paris pode ser conhecida como a cidade mais romântica, mas os casais que quiserem fugir do clichê podem ir para Ljubljana. A cidade possui até uma ponte (a Ponte do Açougueiro) com cadeados assim como em Paris.
Sua paisagem histórica combinada com uma atmosfera jovem criam uma atmosfera romântica na cidade. Apesar de ser tecnicamente uma cidade médio porte, a sensação é de cidade pequena, com um estilo de vida relaxado.
Na praça central, ao invés de um político ou um herói militar, se encontra a estátua de um poeta com a musa da poesia. France Prešeren é um dos maiores poetas Românticos da Europa, sendo mais conhecidos por seus sonetos. A estátua fica de frente a uma fachada com a estátua da verdadeira musa dele, Julija Primic, que nunca correspondeu os sentimentos dele.
7 – Oportunidades de compras
Se você gosta de comprar, em Ljubljana você poderá comprar tanto roupas de grandes marcas internacionais quanto de designers locais, além de produtos regionais de vidro e cristal, antiguidades e artesanatos locais. Sem contar os vinhos e outros alimentos e ingredientes típicos.
Entre os produtos típicos eslovenos estão rendas Idrijan, vidros de Rogaška, painéis frontais de colmeias pintadas (uma das mais antigas tradições artesanais do país, ovos de Páscoa decorados, pão de gengibre e corações de pão de gengibre, artefatos de madeira de Ribnica e outros.
Se você gostou da Eslovênia, também deve se interessar pela Croácia e pelo Leste Europeu.
Já colocou Ljubljana na sua lista de viagem? Confira nossos roteiros para lá:
- Viena a Dubrovnik (Viena – Ljubljana – Opatija – Zadar – Split – Dubrovnik)
- Croácia e Eslovênia (Zagreb – Baía de Kotor – Budva – Dubrovnik – Hvar – Split – Trogir – Zadar – Opatija – Postojna – Ljubljana)
- Encantadora Croácia (Zagreb – Plitvice – Sarajevo – Mostar – Pocitel – Medjugorje – Dubrovnik – Baía de Kotor – Budva – Hvar – Split – Trogir – Zadar – Opatija – Postojna – Ljubljana)
Pingback: Países Que Brasileiros Não Precisam de Visto Para Viajar – Slavian Tours