1. QUEBRA DA CORTINA DE FERRO
A Lituânia foi o primeiro país a se tornar independente da União Soviética. Eles celebram esse fato no dia 11 de março, conhecido como a Dia da Restauração da Independência. Antes de se juntarem à União Soviética, eles tinham acabado de se tornarem independentes da XX e por isso eles celebram a independência no dia 16 de fevereiro.
2. EX-GIGANTE
No final do século XIV, a Lituânia era um dos maiores países da Europa e seu território incluía a maior parte da Bielorrússia moderna, do oeste ucraniano e partes da Rússia e da Polônia.
3. FLORESTAS
Um terço do território nacional é coberto por florestas e parques naturais.
4. CENTRO DA EUROPA
De acordo com um estudo de 1989 de um cientista francês, a Lituânia fica localizada no centro da Europa.
5. CRISTIANISMO
O país foi o último da Europa a se converter ao cristianismo e hoje há uma interessante mistura de tradições cristãs com pagãs.
6. MÁ SORTE
Na Lituânia, não assobie dentro de casas, lojas e outros espaços fechados. Eles acreditam que isso atrai pequenos demônios.
7. TERRA DAS CEGONHAS
A cegonha é o animal nacional e acredita-se que ela traz harmonia para as casas onde faz ninho. As crianças lituanas ainda acreditam que são as cegonhas que trazem os bebês. No dia 25/03 celebra-se o Dia da Cegonha pendurando presentes para crianças em galhos, acendendo fogueiras de palha e outros rituais arcaicos.
8. VOVÓ PÁSCOA
Na Lituânia, quem entrega os ovos de Páscoa é a Vovó Pascoa, os coelhos são como os elfos do Papai Noel, só ajudam a decorar os ovos e a carregar o carrinho.
9. CHEIRO OFICIAL
O país é o único a ter um cheiro oficial chamado de “Cheiro da Lituânia”. Ele é uma mistura de flores silvestres, gengibre, framboesa, sândalo e almíscar.
10. ESPORTE
Basquete é a paixão dos lituanos. Quando tem uma competição importante acontecendo, a bandeira e suas cores verde, vermelho e amarelo podem ser vistas por todos os lados. Alguns dizem que é a segunda religião do país.
11. REPÚBLICA INDEPENDENTE DE UZUPIS
Dentro de Vilnius tem uma micro-nação, a República de Uzupis. Ela tem seu próprio hino, presidente, bispo, duas igrejas, um cemitério (que é um dos mais antigos de Vilnius) e sete pontes. Uzupis é praticamente um distrito artístico e sua constituição é certamente interessante com leis como “Todo mundo tem direito de morrer, mas não é uma obrigação” e “Todo mundo tem o direito de não entender nada”.
Gostou? Leia também nosso outro post sobre a Lituânia. E não deixe de conferir também posts sobre os outros Países Bálticos.
Tenho muito interesse na Lituânia, terra de minha avó materna. Ainda não consegui conhecer, mas um dia eu vou. Lugares lindos.
Sou um admirador da Lituania e ainda vou visitar um dia esta terra maravilhosa.
a
Meu marido é neto e filho de lituanos.
Quero muito conhecer essa MARAVILHOSO país.😍
Sou Denise a mulher dele quem escreveu. Hahaha…
Quero conhecer a Lituânia, meus avós vieram para o Brasil.
Bom saber dessas coisas. Estou mais rico hoje, em cultura geral, do que estava ontem.
Eu sou descendente de lituanos e já conheço algumas cidades do país. Eu gostaria de saber se tem algum professor de lituano para ministrar aulas.
Pingback: 22 Curiosidades e Dicas Sobre o Marrocos – Slavian Tours
Oi, tudo bem ? gostei do seu site ! sempre que puder
voltarei aqui para acompanhar suas publicações. Parabéns !
Gostaria de conhecer este Pais, suas gentes e culturas.