1 – TERRA DO SOL DA MEIA NOITE
O inverno na Finlândia pode ser bem escuro, mas durante os meses de junho e julho, o sol nunca se põe no norte do país.
2 – ESPORTES ESTRANHOS
Os finlandeses organizam várias competições mundiais de esportes estranhos. O principal é o Campeonato Mundial de Carregamento de Esposa, uma corrida de obstáculo com o homem carregando a esposa e o prêmio é o peso dela em cerveja. Outros esportes são caça a mosquito, lançamento de telefone celular (lembrando que a Nokia é uma marca finlandesa), futebol de pântano, lançamento de botas de borracha e o campeonato mundial de guitarra imaginária.
3 – DIA DO FRACASSO
Desde 2010, a Finlândia celebra o Dia do Fracasso todo 13 de Outubro. A ideia é celebrar notícias ruins e azar como forma de aprender para o futuro.
4 – VINGANÇA SERVIDA EM PIZZA
Um ex-primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, falou durante uma visita à Finlândia que o presunto Parma era melhor do que a rena defumada dos finlandeses e que a experiência culinária no país foi ‘difícil’. Os finlandeses se vingaram em uma competição internacional de pizza, onde ganharam da Itália. O ingrediente principal da pizza é rena defumada e o nome, ainda por cima, é “Pizza Berlusconi”.
5 – LAR DO HEAVY METAL
A Finlândia é o país com mais bandas de heavy metal per capita.
6 – PRIMEIRO BROWSER DE INTERNET
Finlandeses foram os primeiros a criar um browser para ser usado por pessoas comuns, Erwise, mas por falta de recursos, o projeto não foi a frente.
7 – MONARQUIA MAIS CURTA
A Finlândia só se tornou um país independente em 1918. Até então, ela pertencia ou à Rússia ou à Suécia. Quando conquistaram a sua independência, decidiram arranjar um monarca e escolheram um príncipe alemão, Frederik Charles de Hesse, para isso. Pouco depois a Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial e abandonou sua própria monarquia. Com apenas 67 dias de reinado, Frederik Charles abdicou sem nem sequer ter sido coroado.
8 – CASA DO PAPAI NOEL
A casa do Papai Noel fica na montanha Korvatunturi na Lapônia, mas como a localização é secreta, ele tem uma residência oficial em Rovaniemi que todos podem visitar desde 1985.
9 – VICIADOS EM CAFÉ
Os finlandeses estão entre os maiores consumidores de café do mundo. Cada pessoa consome cerca de 12 quilos de café por ano, mais que a metade da média nos outros países europeus. Café é tão importante lá que não servir café a um hóspede é considerado uma ofensa.
10 – DIA NACIONAL DO SONOLENTO
No dia 27/07, é celebrado o Dia do Sonolento. Nesse dia, a última pessoa dormindo na casa é acordada ou sendo jogada na água ou jogando água nela. É uma tradição desde a Idade Média e naquela época acreditava-se que quem dormisse até tarde nesse dia seria preguiçoso e improdutivo o ano inteiro.
11 – NÃO TEM TELEFONE PÚBLICO
A Finlândia não tem mais telefones públicos. Ainda é possível encontrar alguns se tiver sorte, especialmente em cidades menores, mas os finlandeses abandonaram eles. Talvez porque existem mais de 5 milhões de celulares lá, ou seja, mais que a população inteira do país.
Gostou? Confira nossos outros posts de curiosidades aqui. Leia também nosso post de Helsinque.
adorei!! n sabia que a finlandia timha tanta cureosidades!
Pingback: 22 Curiosidades e Dicas Sobre o Marrocos – Slavian Tours
Pingback: Guia da Escandinávia: O essencial que você precisa saber antes de ir – Slavian Tours